O Clássico de Medicina (Interna) do Imperador Amarelo (Huángdì Nèijīng [黃帝內經]) faz menção às Visceras Curiosas — assim chamadas por se assemelharem aos Fǔ [腑] na forma (por serem ocos) e aos Zàng [脏] na função de armazenamento:
- Vesícula Biliar (Dǎn [胆])
Fǔ [腑] relacionado também como uma Víscera Curiosa pelo fato de armazenar e secretar a Bile produzida pelo Gān [肝] - Vasos Sanguíneos (Xuèmài [血脈])
À semelhança dos Meridianos (Jīnɡluò [经络]), os Vasos Sanguíneos (Xuèmài [血脈]) transportam Qì [氣] e Xuè [血] pelo corpo — mas com uma proporção maior de Xuè [血] em relação à de Qì [氣].
O Xīn [心] governa a circulação do Xuè [血], o Pí [脾] mantém o Xuè [血] dentro dos Xuèmài [血脈] e o Gān [肝] controla a uniformidade do fluxo do Xuè [血]. - Útero (Zǐgōng [子宮])
O Útero (Zǐgōng [子宮]) é importante tanto para a menstruação quanto para a gestação.
Ambos os processos dependem da função adequada do Gān [肝], do Pí [脾], do Rèn Mài [任脈], do Chōng Mài [衝脈], e do Jīng [精] (do Shèn [肾]). - Ossos (Gǔ [骨]), Medula (Suǐ [髓]) e Cérebro (Nǎo [腦])
Os Ossos (Gǔ [骨]) proporcionam a sustentação do corpo.
O Cérebro (Nǎo [腦]) é o “Mar da Medula”, sendo responsável pela fluidez dos movimentos e pela acuidade dos sentidos.
A Medula (Suǐ [髓]) nutre tanto Gǔ [骨] quanto Nǎo [腦]. Além do enfraquecimento de Gǔ [骨] e das perturbações no funcionamento de Nǎo [腦], a insuficiência de Suǐ [髓] causa também tontura e mesmo perda de consciência (mas sem as alterações mentais e distúrbios de fala característicos de obstrução do Xīn [心]).
Tanto Gǔ [骨] quanto Suǐ [髓] e Nǎo [腦] são formados pelo Jīng [精] e governados pelo Shèn [肾].
Quando se fala na Medula (Suǐ [髓]) é importante lembrar que o termo se refere indistintamente tanto à Medula Óssea quanto à Medula Espinal; e quanto ao Cérebro (Nǎo [腦]), apesar de ter havido um melhor entendimento de algumas de suas funções (provavelmente elicitadas pela constatação das sequelas ou mesmo da letalidade de lesões traumáticas encefálicas), o entendimento dos sintomas e os tratamentos continuaram a serem feitos sobre o Shèn [肾] e/ou o Xīn [心].
Bibliografia:
Kaptchuk, Ted. The Web That Has No Weaver. 2a ed. McGraw-Hill, 2000. p. 351-3.
Ross, Jeremy. Zang Fu: Sistema de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. 2a ed. trad. São Paulo: Roca, 1994. p. 177-9.