Sobre a Profundidade da Inserção da Agulha de Acupuntura

A profundidade da inserção, a intensidade da estimulação e o tempo de permanência da agulha não dependem apenas dos objetivos do tratamento, conforme diz o Capítulo 38 (“Diferentes Terapias de Acupuntura para Pessoas de Diversas Compleições, Gorda e Magra e as Condições de Contracorrente e Concordância dos Doze Canais”) do Líng Shū:

O Imperador Amarelo perguntou: “Desejo saber se haveria alguma diferença ao picar as pessoas de tipos diferentes, tal como as pessoas de pele escura e as de pele branca, os gordos e os magros e os jovens e os velhos?” Disse Qi Bo: “Quando um homem alto e forte que está na flor da idade contrai um [fator] perverso e solicita tratamento, já que seu sangue é abundante, sua energia está próspera e sua pele está firme e densa, pode-se picar profundamente e reter a agulha.

(…)

O Imperador Amarelo perguntou: “Como punturar um homem magro?” Disse Qi Bo: “Quanto a um homem magro, sua pele é fina e ele é pálido, seus músculos são emaciados, ele tem lábios finos, voz baixa, seu sangue é claro e sua energia é resvaladiça. Por isso, ele é fácil de desmaiar e seu sangue é fácil de sofrer perdas. Quando se puntura uma pessoa deste tipo, deve-se proceder à picada rasa e retirar a agulha rapidamente.”

(…)

O Imperador Amarelo perguntou: “Como punturar um homem normal na flor da idade?” Disse Qi Bo: “Os ossos de um homem forte são firmes, seus músculos são espessos e ele tem juntas fortes e amplas. Quando tratar esse tipo de pessoa, se for um homem prudente e estável, sua energia estiver estagnada e o sangue turvo, pica-se profundamente, retendo a agulha e aumenta-se o tempo de puntura; se ele for jovial e ativo, sua energia estará deslizante e seu sangue claro; pica-se então de forma rasa e retira-se a agulha rapidamente.”

(…)

O Imperador Amarelo perguntou: “Como picar uma criança?” Disse Qi Bo: “Os músculos de uma criança são tenros, ela tem pouco sangue e sua energia é deficiente; ao tratar, aplicar a puntura rasa com agulha filiforme, e a inserção deve ser rápida. Deve-se picar duas vezes ao dia.”

Pelo trecho citado fica claro que devemos levar em consideração também a constituição física e mental do paciente. A partir de tais considerações, associadas aos diferentes estilos de vida, surgiram os vários estilos de Acupuntura. Dentre as várias escolas existentes, descreve-se na Tōyōhari [東洋はり] o tratamento sobre o Ki/Qi mediante o uso de agulhas de contato (sem penetrar da pele).


Bibliografia:

Wang, Bing. Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo. 1a ed. trad. São Paulo: Ícone Editora, 2001. p. 667-8.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.