Técnica de Manaka

Muita gente associa imediatamente o dr. Manaka Yoshio [間中善雄] (1911–1989 EC) à técnica de “bombeamento iônico” por ele desenvolvida na década de 40 e que leva o seu nome. Curiosamente ela ocupa uma parte comparativamente pequena das 453 páginas da coletânea Chasing the Dragon’s Tail (escrito em conjunto com Itaya Kazuko e Stephen Birch).

Uma grande parte do livro consiste numa discussão dos efeitos da Acupuntura e da Moxabustão, denominada por ele de Sistema X. O Sistema X regularia os vários processos biológicos de uma maneira qualitativa e é extremamente sutil, frequentemente “encoberto” pelos efeitos neurofisiológicos e humorais de técnicas mais intensas de estimulação.

O dr. Manaka Yoshio propõe também um método de tratamento através do uso de Pontos de Confluência dos Meridianos Extraordinários (utilizando-se o Modelo Octaédrico) ou de pontos de suplementação ou dispersão dos Meridianos.

Também podem ser utilizados pontos de Cronopuntura ou, em caso de necessidade de um tratamento mais generalista, a Moxa Taiji (inspirada na Técnica de Sawada):

  • Abdômen:
    RM12
    E25
    RM4 ou RM7
  • Membros inferiores:
    R7
    F3
    F4
    VB31
    VB34
    VB40
    Ponto Manaka de Confluência dos Meridianos Yin (localizado acima do BP10)
  • Dorso:
    DM12
    B18
    B20
    B23
    B32
    B52
  • Membros superiores:
    TA8
  • Cabeça:
    DM20

Pode-se realizar também outros tratamentos dirigidos para os sintomas, além de recomendações também quanto à alimentação e ao estilo de vida.

Outras maneiras de estimular os acupontos (além do uso de agulhas e de cones moxa) são:

  • Absorvedores eletrostáticos
  • Ímãs
  • Luzes coloridas


Nota:

Além do Chasing the Dragon’s Tail, o dr. Manaka Yoshio escreveu outros livros (The Layman’s Guide to Acupuncture e Quick & Easy Chinese Massage: Pain Control and First Aid, ambos escritos em conjunto com o dr. Ian A. Urqhart e lançados na década de 70). Esses livros, no entanto, há muito encontram-se fora de edição.


Bibliografia:

Manaka, Y; Itaya, K; and Birch, S. Chasing the Dragon’s Tail: The Theory and Practice of Acupuncture in the Work of Yoshio Manaka. Brookline, Massachusetts: Paradigm Publishers, 1995.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.