Treinamento Básico dos Dedos

Algo não suficientemente enfatizado nos cursos de Acupuntura são as técnicas de agulhamento e o treinamento destas. O livro Guia Prático de Acupuntura e Moxibustão (B. Auteroche e M. Auteroche), antes de relacionar técnicas de agulhamento, cita também métodos de treinamento visando melhora da força e destreza dos dedos e das mãos.

1 – Treinamento sobre papel dobrado

Dobrar folhas de papel (lenço de papel, papel-toalha, etc…) num quadrado de 6 cm de lado e 2 cm de espessura. Prender essa unidade com fios cruzados, deixando no centro um espaço em forma de poço (Jing).

Com a mão esquerda segurar o quadrado de papel dobrado, sem deixar enrugar. Com a mão direita segurar o cabo da agulha (1,5 cùn) entre o polegar, o indicador e o dedo médio. Quando a ponta da agulha estiver perpendicular ao papel, empurrar a agulha por um movimento de pressão dos dedos e do pulso direito. Acompanhar a pressão imprimindo à agulha um movimento de rotação alternativa de aproximadamente 180 graus num sentido e, depois, no outro.

Quando a agulha atravessar o papel, recomeçar mudando de local.

2 – Treinamento sobre uma bola de algodão

Depois que se adquirir destreza e força para fazer penetrar a agulha com facilidade, pegue um pouco de algodão, umedeça-o, enxugue-o e deixe-o secar ao ar livre. Envolva-o com linha para fazer uma bola de 7 a 8 cm de diâmetro e envolva essa bola num tecido de popeline de algodão bem apertado, a fim de produzir uma bola para se treinar o manuseio da agulha.

O texto segue com mais 5 páginas descrevendo exercícios de fortalecimento de mãos, pulsos e braços.

Bibliografia:

Auteroche, B. e Auteroche, M. Guia Prático de Acupuntura e Moxibustão. São Paulo, Andrei: 1996. p. 40-1.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.