Jing Feminino vs Jing Masculino?

Conforme o Capítulo 1 do Sù Wèn denominado “Sobre a Preservação da Energia Saudável nos Humanos nos Tempos Antigos” [Shanggu Tianzhen Lun], o desenvolvimento feminino ocorre em ciclos de 7 anos:

… Para uma mulher, a Energia dos Rins se torna ativa quando ela faz 7 anos, quando os Rins determinam a condição dos ossos, e os dentes sendo excessos de osso, seus dentes de leite caem e os dentes permanentes emergem se sua Energia dos Rins for próspera; como o cabelo é a extensão do Sangue e o Sangue é transformado a partir da Essência dos Rins, seus cabelos irão crescer quando os Rins estiverem prósperos.

Seu Tiangui (Substância necessária à promoção do crescimento, desenvolvimento e função reprodutora do corpo humano) surge na idade de 14 (=2*7) [anos]. Por esta época, seu Canal Ren começa a ser posto à prova, seu Canal Chong se torna próspero e sua menstruação começa a aparecer. Já que todas as suas condições fisiológicas estão maduras, ela pode engravidar e gerar um bebê.

O crescimento da Energia dos Rins atinge o status normal de um adulto por volta da idade de 21 (=3*7) [anos], seus dentes do juízo despontam por volta deste estágio e seus dentes encontram-se completamente desenvolvidos.

Por volta da idade de 28 (=4*7) [anos], sua Energia Vital e seu Sangue se tornam substanciais, suas extremidades se tornam fortes, o desenvolvimento dos tecidos e dos pelos de todo o seu corpo é florescente. Neste estágio, seu corpo atravessa a condição mais forte.

O físico duma mulher muda da prosperidade para o declínio, gradativamente, após a idade de 35 (=5*7) [anos]. Assim, nessa época, seu Canal Yangming começa a ficar debilitado, sua face enfraquece e seus cabelos começam a cair.

Por volta da idade de 42 (=6*7) [anos], seus Canais Yang (Taiyang, Yangming e Shaoyang), todos começam a declinar. Por essa época, a compleição de sua face murcha e seus cabelos começam a ficar brancos.

Após a idade de 49 (=7*7) [anos], seus Canais Ren e Chong declinam, sua menstruação some já que seu Tiangui está exausto. Seu físico fica velho e frágil, e por essa época ela não pode mais conceber.

O desenvolvimento masculino, entretanto, ocorre em ciclos de 8 anos:

Quanto ao homem, sua Energia dos Rins se torna próspera com a idade de 8 anos. Por essa época, seu cabelo se desenvolve e seus dentes permanentes surgem [depois da queda dos dentes de leite].

Sua Energia dos Rins se torna próspera por volta dos 16 (=2*8) [anos], ele se acha cheio da Energia Vital e é capaz de emitir esperma. Se ele mantiver relações sexuais com uma mulher, ele pode gerar um bebê.

Com a idade de 24 (=3*8) [anos] sua Energia dos Rins está bem desenvolvida para atingir o status de um adulto. Por essa época suas extremidades estão fortes, seus dentes do juízo já cresceram e todos os seus dentes estão completamente desenvolvidos.

Por volta dos 32 (=4*8) [anos] seu corpo já terá desenvolvido sua melhor condição e suas extremidades e músculos estão bem desenvolvidos.

Por volta dos 40 (=5*8) [anos] sua Energia dos Rins vai gradualmente mudando de próspera para declinante. Como resultado, seus cabelos começam a cair e os dentes começam a estragar.

Com a idade de 48 (=6*8) [anos], sua Energia dos Rins declina ainda mais. Já que a Energia dos Rins é a fonte da Energia Yang, a Energia Yang do corpo todo começa a declinar devido ao declínio da Energia dos Rins. Como resultado, sua compleição começa a definhar e seu cabelo embranquece.

Após a idade de 56 (7*8) [anos] sua Energia do Fígado declina com o surgimento da Deficiência da Energia dos Rins [pois a Energia da Madeira provém da Energia da Água]. Como o Fígado determina a condição dos Tendões, a Deficiência da Energia dos Rins irá causar má nutrição dos Tendões, que irão ficar rígidos e irão falhar em atuar com presteza.

Após a idade de 64 (=8*8) [anos], seu Tiangui estando exausto, sua Essência e Energia Vital reduzidas, sua Energia dos Rins enfraquece. Já que os Rins determinam a condição dos ossos, a debilidade dos Rins causa o enfraquecimento dos tendões e ossos. Portanto, neste estágio, sua Essência e Energia Vital atingem o maior declínio, seus dentes caem, e cada parte de seu corpo se torne decrépita.

(…)

Já que as Vísceras de alguém estão todas declinando, todos os tendões e ossos se tornando fracos, e o Tiangui também está exausto, seus cabelos ficam brancos, seu corpo se torna desajeitado, incapaz de andar direito, e que todas as outras funções fisiológicas estão declinando, então fica impossível a ele em definitivo gerar filhos.

Apesar do ciclo de desenvolvimento e declínio se esgotar mais cedo nas mulheres, a expectativa de vida sempre foi maior entre elas (mesmo com a mortalidade feminina por complicações de gravidez, parto ou puerpério e desconsiderando a mortalidade masculina nas guerras). E também cabe notar que, estatisticamente, a grande maioria das centenárias sempre foi de mulheres.

O texto, entretanto, nada diz dessa diferença.

Bibliografia:

Bing, Wang. Princípios de medicina interna do Imperador Amarelo. São Paulo, Ícone, 2001. p. 27-8.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.