A Moxabustão e o Ponto C7 [Shenmen]

Ao ler uma página do livro Finding Effective Acupuncture Points de Shudō Denmei (também autor do livro Japanese Acupuncture: Introduction to Meridian Therapy) deparo-me com a seguinte passagem a respeito do ponto C7 [Shenmen]:

I use PC-7 for the root treatment of Spleen deficiency, and so I seldom use HT-7. I tend to use HT-7 for constipation and apply direct moxibustion on the tender point proximal to the pisiform bone. This use of HT-7 was developed by Sawada Ken, the most famous moxibustion practitioner in modern times.

Algumas linhagens de Acupuntura praticamente proíbem o uso do Meridiano Xīn com base no conceito de o Órgão [Zàng] a ele associado ser o “Imperador”. Outras afirmam categoricamente que a moxabustão é um tratamento impróprio para Meridianos (ou Zàng Fǔ) associados ao Elemento Fogo. Muitos dos escritos antigos possuem ensinamentos de grande valia, mas eles também apresentam ensinamentos transmitidos por puro dogmatismo a título de “tradição”.

De fato, o grupo fundador da Terapia dos Meridianos (Keiraku Chiryō [経絡治療]) promoveu uma “volta aos clássicos” (principalmente ao Nán Jīng), procurando reavaliá-los criticamente à luz da experiência clínica. No exemplo citado acima (moxabustão no ponto C7), não consta que o tratamento cause invasão de Calor no Xīn.

Cabe lembrar, entretanto, que as técnicas de moxabustão diferem na China e no Japão; enquanto na China normalmente utiliza-se o calor indireto do bastão, aplicado por um período mais prolongado de tempo, no Japão ainda é bastante utilizada a moxabustão direta com minicones de moxa, que proporcionam um estímulo mais rápido e semelhante ao das agulhas. E essa diferença das técnicas utilizadas muito provavelmente implica nas diferentes indicações e resultados de um e de outro tratamento.

Bibliografia:

Shudō, D. Finding Effective Acupuncture Points. Seattle: Eastland Press, 2003. p. 158.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.