Durante a Revolução Cultural, uma técnica que era somente conhecida antigamente no nordeste da China em que se utilizava uma variação da antiga técnica de agulha grande, foi desenvolvida pelos médicos revolucionários tornando-se uma parte da prática da Acupuntura geral. Ela é chamada Acupuntura do Médico Descalço em reconhecimento aos paramédicos chineses, que foram incentivados a adotar a medicina tradicional popular de suas regiões de origem.
Neste método, uma agulha relativamente grossa é inserida superficialmente entre os processos espinhosos das vértebras em pontos ao longo do Canal de Energia Vaso-Governador e em alguns pontos em outras partes do corpo.
São comumente usadas duas variedades de agulhas; a primeira, chamada de Agulha de Aço, varia de 5 a 10 cm de comprimento e um diâmetro de 0,6 e 1,2 mm, sendo que a mais grossa é usada em pontos situados intervertebralmente, cuja ponta da agulha é levemente afilada, permitindo inserção rasa mas com máximo de estímulo; enquanto a segunda é uma agulha tubular, feita de aço inoxidável e apresenta de dois a quatro buracos pequenos no corpo, através dos quais pode se injetar medicamentos, que é o principal propósito da agulha tubular.
Bibliografia:
Shanghai College of Traditional Medicine. Acupuntura um Texto Compreensível. São Paulo: Roca, 1996. p. 409.