Oito Princípios (bā ɡānɡ [八綱])

Os Oito Princípios (bā ɡānɡ [八綱]) constituem uma primeira subdivisão dos vários Padrões de Desarmonia (zhèng [證]). A partir do Yīn [陰] e do Yánɡ [陽], que constituem categorias mais amplas, temos as seguintes polaridades:

  • Localização: Interno (lǐ [裡]) <—> Externo (biǎo [表])
  • Intensidade: Vazio (xū [虛]) <—> Plenitude (shí [實])
  • Qualidade: Frio (hán [寒]) <—> Calor (rè [熱])

Yīn e Yáng:

O Yīn abrange os Princípios Interno, Vazio e Frio; o Yáng, os Princípios Externo, Pleno e Calor. A grande maioria dos Padrões apresenta uma mistura complexa e dinâmica de ambos.

Localização:

A localização refere-se à profundidade e à direção da evolução dos Padrões de Desarmonia. Geralmente as Seis Influências Perniciosas (liù xié [六邪]) é que causam acometimentos externos ao invadirem o corpo; com o tempo elas tendem a se interiorizar. E os acometimentos internos são aqueles que afetam — desde o início ou no decorrer da evolução — os Zàng Fǔ [臟腑].

Intensidade:

O Vazio encontra-se associado muitas vezes a Padrões internos com acometimento de algumas das Substâncias Vitais ( [氣], Xuè [血], Jīn Yè [津液], Jīng [精] e/ou Shén [神]) ou dos Zàng Fǔ. A Plenitude pode surgir na fase inicial da invasão externa de algumas das Seis Influências Perniciosas ou com a obstrução do fluxo e acúmulo de Qì, Xuè ou Jīn Yè.

Qualidade:

O Frio pode estar associado a Influências Perniciosas do Frio, do Vento e/ou da Umidade ou a Vazios de Yáng ou de Qì. O Calor, a Influências Perniciosas do Calor, do Calor de Verão, do Vento e/ou da Umidade, pelo Vazio de Yīn ou pela evolução de Padrões com Umidade-Calor.

Refinamento da classificação:

Para fins de uma melhor compreensão dos Padrões de Desarmonia, procura-se também identificar:

  • as Seis Influências Perniciosas, as Sete Emoções (qī qíng [七情]) e/ou o Estilo de Vida — lit. “Causas nem Internas e nem Externas” (bù nèi wài yīn [不內外因])
  • o acometimento de algumas das Substâncias Vitais (o Qì, o Xuè, o Jīn Yè, o Jīng e/ou o Shén)
  • o acometimento dos Jīnɡluò [經絡]
  • o acometimento dos Zàng Fǔ


Bibliografia:

Kaptchuk, Ted. The Web That Has No Weaver. 2a ed. McGraw-Hill, 2000. p. 215-38.
Ross, Jeremy. Zang Fu: Sistema de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. 2a ed. trad. São Paulo: Roca, 1994. p. 44-56.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.